sábado, 28 de maio de 2011

O uso do classmate em escola de zona rural

Escola rural proporciona o 1° contato, de alguns alunos, com tecnologia de computação.
Lá, vários projetos são relacionados a realidade e o cotidiano dos discentes, ligando-os aos conteúdos abordados. E em todos os projetos o classmate aparece como recurso para fontes de pesquisas, ferramenta para trabalho, etc...
Um projeto em especial, aborda o tema: " Aqui na minha terra eu sou mais feliz!" discutindo sobre suas moradias, hábitos alimentares, a importância da zona rural, etc.

Confira!!!

Projeto: Fazendinha:minha terra,meu amor! 

Tema: Aqui na minha terra eu sou mais feliz! 

I- PROBLEMATIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA: 
Observando a fala de algumas crianças tanto em sala de aula como no transporte escolar, notou-se um constrangimento em assumir que sua residência fica localizada na Fazendinha. E que alguns de nossos alunos não aceitam comer legumes, frutas e verduras oferecidos na merenda escolar. Desta forma, este projeto tem como propósito despertar nos alunos da E.E.M.Hugo Lemgruber Portugal o orgulho de morar na Fazendinha, levá-los a descobrir a grande importância da zona rural para a vida de um país e proporcionar aos alunos a criação de uma horta para que, acompanhando o processo de sua realização, as crianças que não gostam de legumes e verduras possam experimentar os vegetais que eles mesmos plantaram. Pois sabe-se que as crianças são multiplicadoras de informações e através da sua participação ativa desse projeto, elas poderão semear na comunidade em que vive, além dos conhecimentos que adquiriram com a horta, a alegria de assumir com honra que a Fazendinha é o lugar onde vive seu coração. 
II-Objetivos: 
*Apresentar às crianças a importância da zona rural para o desenvolvimento econômico de um país. *Reconstruir a história do local onde os alunos estudam e vivem. *Observar, analisar, pesquisar os tipos de produtos agrícolas que podem ser plantados no solo da comunidade, através de informações obtidas com pessoas da comunidade e da internet, com o uso dos classmates. *Fazer uma pequena horta com os alunos da escola, após o levamento dos dados necessários para a realização de um plantio. *Registrar em blocões os procedimentos e avanços da horta escolar. *Distribuir as crianças em comitês para a organização da horta, do registro, das pesquisas, para regar e fazer a colheita dos produtos plantados por eles para serem feitos na merenda escolar. *Realizar trabalhos que envolvam os pais na escola,para que os alunos possam apresentar o desenvolvimento do projeto. *Utilizar os livros da Escola Ativa como instrumento de grande auxílio nesse projeto. 
III-Estratégias: 
*Buscar na comunidade pais que estejam dispostos a explicar como se realiza uma horta. *A utilização dos classmates para fazer pesquisas meteorológicas, adubos, as plantações que podem ser feitas numa escola, a importância da zona rural para uma sociedade e tudo que for relacionado ao projeto. *O trabalho da leitura e escrita, pois o registro e pesquisa necessitam de tais habilidades. *Distribuir responsabilidade aos alunos para que eles tenham autonomia e possam formar comitês que auxiliem no projeto. *No momento da colheita, deixar que os alunos possam,através dos comitês, escolher que produto agrícola plantado por eles, será feito na merenda escolar. *Realizar momentos dos alunos mostrarem seu bairro, contar o que fazem nele, dizer que motivos há nele que os levam a sentir orgulho da Fazendinha. 
IV-Recursos: 
*TV e DVD *Internet *Reunião com os pais *Auxílio da pessoa responsável(Dorcas) sobre a Escola Ativa *Material didático *Reuniões internas com a Equipe Escolar 
V-Detonador: 
Uma visita à comunidade para observação dos problemas, das atividades que geram lucro como: laticínio, agrícolas e pecuárias que há no bairro e no relevo( cachoeiras, córregos, campo de futebol, igreja,e outros) 
VI-Culminância: 
A ser definida em reunião com a Equipe Escolar 
VII-Avaliação: 
A ser definida em reunião com a Equipe Escolar 
OBSERVAÇÃO: 
Vale ressaltar que esse Projeto foi traçado no ano anterior e que através dele, os professores poderão definir seu próprio projeto. E que é muito mais importante focar-se na leitura e escrita dos nossos alunos e que este trabalho pode auxiliar nesse grande problema que a escola apresenta.

fotos de autoria própria

terça-feira, 24 de maio de 2011

Nossas plantinhas!!!


Nosso girassol

Matheus Felipe Da Motta Santos

Isabeli Cristina da Silva Ferreira

Sandra Ribeiro Rufino

Radija de Carvalho Rufino

Djulia Martins Oliveira
Obs: Todos as fotos publicadas foram autorizadas pelos pais e responsáveis.

Depoimentos dos alunos

Suelen Luciano Alísio (21 anos) "Gosto muito de mexer no computador da escola, porque não tenho em casa. E nele posso desenhar, pintar, etc."
Daniel Rufino Rosa (8 anos) "Também não tenho computador em casa e na escola posso aprender com jogos."
Fábio Emídio da Silva (12 anos)  "As únicas vezes que coloco as mãos em um computador são nas atividades aqui da escola." 
Foto: autoria própria
Flaviana Rufino Rosa (13 anos) "Acho ótimo aprender a mexer no computador da escola, pois sei que isto vai me ajudar quando eu for procurar um emprego. Além do mais, tenho uma prima que só conseguiu trabalho porque sabia usar o computador."