Lá, vários projetos são relacionados a realidade e o cotidiano dos discentes, ligando-os aos conteúdos abordados. E em todos os projetos o classmate aparece como recurso para fontes de pesquisas, ferramenta para trabalho, etc...
Um projeto em especial, aborda o tema: " Aqui na minha terra eu sou mais feliz!" discutindo sobre suas moradias, hábitos alimentares, a importância da zona rural, etc.
Confira!!!
Projeto: Fazendinha:minha terra,meu amor!
Tema: Aqui na minha terra eu sou mais feliz!
I- PROBLEMATIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA:
Observando a fala de algumas crianças tanto em sala de aula como no transporte escolar, notou-se um constrangimento em assumir que sua residência fica localizada na Fazendinha. E que alguns de nossos alunos não aceitam comer legumes, frutas e verduras oferecidos na merenda escolar. Desta forma, este projeto tem como propósito despertar nos alunos da E.E.M.Hugo Lemgruber Portugal o orgulho de morar na Fazendinha, levá-los a descobrir a grande importância da zona rural para a vida de um país e proporcionar aos alunos a criação de uma horta para que, acompanhando o processo de sua realização, as crianças que não gostam de legumes e verduras possam experimentar os vegetais que eles mesmos plantaram. Pois sabe-se que as crianças são multiplicadoras de informações e através da sua participação ativa desse projeto, elas poderão semear na comunidade em que vive, além dos conhecimentos que adquiriram com a horta, a alegria de assumir com honra que a Fazendinha é o lugar onde vive seu coração. II-Objetivos:
*Apresentar às crianças a importância da zona rural para o desenvolvimento econômico de um país. *Reconstruir a história do local onde os alunos estudam e vivem. *Observar, analisar, pesquisar os tipos de produtos agrícolas que podem ser plantados no solo da comunidade, através de informações obtidas com pessoas da comunidade e da internet, com o uso dos classmates. *Fazer uma pequena horta com os alunos da escola, após o levamento dos dados necessários para a realização de um plantio. *Registrar em blocões os procedimentos e avanços da horta escolar. *Distribuir as crianças em comitês para a organização da horta, do registro, das pesquisas, para regar e fazer a colheita dos produtos plantados por eles para serem feitos na merenda escolar. *Realizar trabalhos que envolvam os pais na escola,para que os alunos possam apresentar o desenvolvimento do projeto. *Utilizar os livros da Escola Ativa como instrumento de grande auxílio nesse projeto.
III-Estratégias:
*Buscar na comunidade pais que estejam dispostos a explicar como se realiza uma horta. *A utilização dos classmates para fazer pesquisas meteorológicas, adubos, as plantações que podem ser feitas numa escola, a importância da zona rural para uma sociedade e tudo que for relacionado ao projeto. *O trabalho da leitura e escrita, pois o registro e pesquisa necessitam de tais habilidades. *Distribuir responsabilidade aos alunos para que eles tenham autonomia e possam formar comitês que auxiliem no projeto. *No momento da colheita, deixar que os alunos possam,através dos comitês, escolher que produto agrícola plantado por eles, será feito na merenda escolar. *Realizar momentos dos alunos mostrarem seu bairro, contar o que fazem nele, dizer que motivos há nele que os levam a sentir orgulho da Fazendinha.
IV-Recursos:
*TV e DVD *Internet *Reunião com os pais *Auxílio da pessoa responsável(Dorcas) sobre a Escola Ativa *Material didático *Reuniões internas com a Equipe Escolar
V-Detonador:
Uma visita à comunidade para observação dos problemas, das atividades que geram lucro como: laticínio, agrícolas e pecuárias que há no bairro e no relevo( cachoeiras, córregos, campo de futebol, igreja,e outros)
VI-Culminância:
A ser definida em reunião com a Equipe Escolar
VII-Avaliação:
A ser definida em reunião com a Equipe Escolar
OBSERVAÇÃO:
Vale ressaltar que esse Projeto foi traçado no ano anterior e que através dele, os professores poderão definir seu próprio projeto. E que é muito mais importante focar-se na leitura e escrita dos nossos alunos e que este trabalho pode auxiliar nesse grande problema que a escola apresenta.
fotos de autoria própria

Olá Carol sou a Tamires Martins do pólo achei este projeto ótimo, e me identifiquei muito com ele, pois já morei em comunidade rural quando era criança então sei como esses alunos se sentiam e a oportunidade de lidar com o classemate pode levantar a auto-estima deles porque há um grande preconceito da sociedade com a vida no campo e quando você fala que veio de uma localidade sem muita urbanização as pessoas imaginam que você nunca viu um computador portando o uso dos netbooks nessas escolas pode abrir portas e desfazer estereótipos.
ResponderExcluirExatamente, pode não parecer, mas é isso mesmo que acontece.
ResponderExcluir